Vanessa Rodrigues, sete vezes campeã nacional sénior, vencedora de cinco Taças de Portugal e uma Supertaça de Portugal, chegou a acordo com o Famalicão Vólei AVC e vai continuar a representar o clube pelo qual conquistou o "Triplete" na última época.
terça-feira, 21 de junho de 2016
Vôlei de Praia
O vôlei de praia, também chamado de volley de praia ou voleibol de praia, é um esporte de origem norte-americana do século XX é uma variação do vôlei. Dessa forma, apresenta uma estrutura semelhante. A quadra atravessada por uma rede que a divide em dois campos, entretanto, deve se localizar num espaço aberto e o chão deve ser arenoso.
Movimentos
- Passe: É o movimento comum de recepção da bola. Pode ser feito em qualquer lugar do campo.
- Levantamento: É normalmente o segundo contato que um time tem com a bola.
- Saque: É o movimento que dá início à partida.
- Ataque: É o último contato do time com a bola antes de mandá-la para o campo adversário.
- Bloqueio: É uma possível forma de defesa, assim como o passe, após um ataque.
As regras do Vôlei
1. Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
2. Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária. Caso não tenha, o set prossegue até que uma equipe conquiste tal vantagem.
3. Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva.
4. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas.
5. A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.
Voleibol
O vôlei, também chamado de volley ou voleibol, é um esporte de origem norte-americana do século XIX. É um esporte de popularidade significativa em grande parte do mundo, e está presente em muitos torneios e eventos esportivos de âmbito internacionais, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como é praticado quase que igualmente tanto por homens quanto mulheres.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Hoje nossa série relembra a história de um ícone dos anos 60, um pivô que dominava os garrafões e conseguia se impor na liga contra Chamberlain, Russell e companhia. Um grandalhão que fez sucesso no Chicago Packers e posteriormente New York Knicks, hoje relembramos Walt Bellamy.
Bellamy começou sua carreira no basquetebol jogando na J.T. Barber High School, em New Bern, Carolina do Norte, depois indo jogar na Universidade de Indiana. Com os Hoosers fez história, com o maior número de rebotes na carreira universitária com 1087 em apenas 70 partidas, uma média de 15.5 rebotes por jogo. Além disso, teve médias de 20.6 pontos e 51,7% de aproveitamento, em seu último ano teve médias de 17.8 rebotes por jogo, ainda o recorde da Universidade de Indiana. Ele tem o recorde de maior número de rebotes em uma temporada, 649 e e maior número de duplos-duplos na carreira 59. No seu último jogo universitário, estabeleceu um recorde de Indiana e da Conferência Bug Ten em rebotes que persiste até hoje, quando pegou 33 rebotes contra Michigan.
Bellamy foi selecionado para a equipe olímpica de 1960, campeões invictos com uma equipe composta por 10 jogadores oriundos do basquetebol universitário. A Seleção Americana contava com Jerry West, Jerry Lucas, Oscar Robertson, entre outros.
Ao lado de Witl Chamberlain em sua primeira temporada |
Em 1961 começou sua carreira profissional quando foi a primeira escolha do Draft, o pivô foi selecionado pelo Chicago Packers e chegou mostrando serviço. Em sua primeira temporada teve médias de 31.6 pontos e 19 rebotes, sendo considerada uma das três melhores temporadas de novato da história, juntamente com Chamberlain e Robertson, teve a segunda melhor média de pontos e a terceira melhor em rebotes para um novato. Foi eleito o Novato do Ano, tornando-se o primeiro Hoosier a ser 1° escolha do Draft e Novato do Ano.
No seu primeiro All-Star Game anotou 23 pontos e pegou 17 rebotes. A equipe de Chicago tornou-se o Baltimore Bullets, onde Bellamy atuou por quatro temporadas com médias de 27.6 pontos e 16.6 rebotes. Depois disso ele foi negociado para o New York Knicks, onde atuou por quatro temporadas com médias de 18.9 pontos e 13.3 rebotes. Na temporada 1968/69 foi negociado para o Detroit Pistons e devido a jogos de compensação no acordo entre as equipes, ele detêm o recorde da NBA de partidas para uma temporada 88, 35 partidas pelos Knicks e 53 pelos Pistons.
Hawks uma das equipes em atuou por mais tempo |
Atuou pelo Atlanta Hawks em cinco temporadas, de 1969 a 1973 onde teve médias de 15.6 pontos e 12.2 rebotes, antes de se aposentar em New Orleans, onde atuou apenas em uma partida. Bellamy deixou a NBA com médias de duplo-duplo na carreira e como um dos grandes pivôs que já passou pelas quadras. Ele foi 4 x All-Star, o Novato do Ano de 1962 e 1 x All-NBA Segundo Time, mesmo sendo um grande reboteiro nunca foi membro de um primeiro time da NBA. Terminou sua carreira com médias de 20.1 pontos e 13.7 rebotes, além disso, é membro duas vezes do Hall da Fama, em 1993 por seus feitos individuais e em 2010 como membro da equipe olímpica de 1960, fica aqui nossa homenagem.
Mais um fim-de-semana desportivo para o GDG Basquetebol.
Destaque para o arranque da fase dos PlayOffs do Campeonato Nacional da I Divisão das Seniores Femininas com o primeiro jogo a ter lugar, no sábado, em Algés. Os dois jogos seguintes terão lugar nos dias 23 e 24 de abril, no Pavilhão da Gafanha da Nazaré.
Há também a merecida referência para a continuidade da excelência de resultados e classificações nos Campeonatos Nacionais de Sub 14 masculinos, Sub 16 femininos e Taça Nacional de Seniores Masculinos: GDG/Conceito Família vs Académico (domingo); Olivais vs GDG/Doce ao Cubo (domingo) e Conimbricense vs GDG (sábado), respectivamente.
No Inter-Associações as Sub 14 femininas somam e seguem com excelente prestação competitiva e têm um derbie regional na visita à Ovarense.
Nota ainda para mais um importante jogo dos Sub 16 masculinos que caminham a passos largos para a fase Final Distrital do Grupo 2 e para mais um importante jogo dos nosso jovens guerreiros do Minibasquetebol em mais uma jornada do Torneio Distrital Sub 13.
domingo, 10 de abril de 2016
O tema desta semana
Muito bem... estamos na segunda semana e isso significa que vamos ter um novo tema, uma nova categoria e esta semana a categoria é basketball.Ate esta sexta-feira vamos falar apenas de basketball.
Espero que gostem...
Espero que gostem...
quarta-feira, 6 de abril de 2016
Numa altura decisiva do campeonato nacional, Bruno Carvalho que anda em pré-campanha eleitoral há 3 anos, abriu agora prematuramente a campanha eleitoral no Sporting. Quando o foco de todos nós devia ser os nossos provimos e decisivos jogos, eis que o Presidente do Sporting não esconde aquilo que mais o move: a sua reeleição e, se possível, perpetuação em Alvalade.
Benfica homenageia histórico Fernando Mendes
O Benfica homenageou e endereçou, em comunicado na sua página oficial, condolências à família e amigos de Fernando Mendes, ex-jogador e treinador do Sporting, que faleceu esta quinta-feira.
"Leõezinhos" venceram Torneio da Pontinha
O Sporting conquistou, pela terceira vez consecutiva, o Torneio da Pontinha, cuja final da 35.ª edição foi disputada no Estádio 1.º de Maio, em Lisboa, ao derrotar o Córdoba, de Espanha, por 3-2, nas grandes penalidades, depois de um nulo em tempo regulamentar.
Sporting está na final da Taça de Portugal
O Sporting qualificou-se para a final da Taça de Portugal de andebol, ao vencer o Madeira SAD por 32-25, distanciando-se no marcador na segunda parte depois de no primeiro tempo o equilíbrio ter sido a nota dominante.
Os leões chegaram ao intervalo a vencer por dois golos (15-13), mas só na segunda parte conseguiram distanciar-se no marcador da formação madeirense, com destaque para Pedro Portela, melhor marcador do encontro com 11 tentos.
Os leões chegaram ao intervalo a vencer por dois golos (15-13), mas só na segunda parte conseguiram distanciar-se no marcador da formação madeirense, com destaque para Pedro Portela, melhor marcador do encontro com 11 tentos.
Juvenis lideram fase de apuramento de campeão
O Sporting goleou este sábado o V. Setúbal por 7-1, em partida da 7.ª jornada da Série Sul da fase de apuramento de campeão do Campeonato de Juvenis.
Os golos leoninos foram marcados por Miguel Luís (2), Nuno Moreira (2), Tomás Silva, Umaro Baldé e Ruben Teixeira.
Com este resultado, e depois do Benfica ter empatado com o Belenenses, os jovens "leões" isolam-se na liderança da classificação, com mais 2 pontos do que as "águias".
Carlos Lopes falou à Agência Lusa, à margem da Gala dos Mestres e dos Campeões, na Expocentro, em Pombal, num evento promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) para homenagear os atletas que conquistaram medalhas em Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e da Europa:
«Acredito que é possível trazer medalhas e em muitas modalidades nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nomeadamente no atletismo, judo e canoagem. Não será nada fácil, mas acredito nos valores da representação portuguesa. Não ganha medalhas quem quer, mas quem trabalha para esse objectivo.
A Federação Portuguesa de Atletismo devia organizar mais vezes este tipo de eventos. É importante para os mais jovens sentirem o significado das medalhas e se sentirem inspirados, especialmente em ano Olímpico».
O que dizem eles?
Luiz Felipe Scolari trabalhou com Alan Ruiz no Grémio (2014) e não guarda a melhor das impressões do aparente novo reforço do Sporting:
«Ele é bom tecnicamente, remata fácil e bem, mas na verdade tive algumas questões com ele a nível de treino. O Ruiz tem as más qualidades de muitos jogadores sul-americanos; é preguiçoso para trabalhar e depois isso reflecte-se no jogo, pois tacticamente não é equilibrado, não trabalha com os companheiros e para a equipa».
Os jogos entre o Sporting e o Belenenses pertencem à história (e à memória) dos grandes clássicos do futebol português. Foram (e são) grandes e extraordinários despiques, como aconteceu num jogo disputado há quase 80 anos nas Salésias, em 12 de Abril de 1936.
Nesse dia as duas equipas apresentaram-se em 2-3-5, o esquema táctico dominante em Portugal naquele tempo. Era um sistema muito exigente para os jogadores mais recuados, em que os dois defesas jogavam muito perto da grande área e no meio do campo posicionavam-se três médios, com os dois laterais a marcarem dianteiros adversários e o central como o cérebro da equipa. À frente, dois extremos bem abertos, dois interiores e o avançado-centro, o artilheiro.
O conjunto de seniores femininos de futsal do Sporting garantiu este sábado a passagem à Final Four da Taça de Portugal, depois de vencer, por 3-0, o Vermoim, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Jenny abriu o marcador aos sete minutos, com Jéssica e Rute a fechar as contas já nos instantes finais da partida.
O que dizem eles?
«Não me surpreendeu. Esperava este Benfica. Ontem na conferência de imprensa já o tinha dito: o Benfica move-se bem entre linhas, defende bem e ia ser um jogo difícil.
Vi cinco ou seis jogos e, à excepção do Sporting, ninguém lhe cria oportunidades de golo. Só o Sporting teve ocasiões para lhe marcar. Por isso não é fácil criar oportunidades a este Benfica. Felizmente nós criámos várias ocasiões, só marcámos um golo, mas criámos várias ocasiões».
Pep Guardiola - treinador do Bayern Munique - em conferência de imprensa após o embate com o Benfica para a Liga dos Campeões.
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta terça-feira as nomeações de árbitros para a próxima jornada. Talvez por falta de imaginação, a única expressão que me surgiu foi a de um sorriso amargo, ao verificar que o "one and only"João Capela, notório benfiquista da arbitragem portuguesa, foi designado para a visita dos "encarnados" a Coimbra.
No já distante ano de 2013 Bruno já ameaçava. Devia, aliás, sonhar com isso. Queria processar tudo e todos na direcção de Godinho Lopes. Depois foi o que se soube: a expulsão do ex-presidente do Sporting de associado do clube, entre outras personalidades leoninas com cargos dirigentes. Agora, como não podia deixar de ser, e Godinho Lopes já o havia garantido publicamente, é Bruno que terá de responder na barra do tribunal, noticia hoje o "Record".
Será, aliás, muito curiosa de ver nesse fórum a postura do ainda presidente do Sporting sabendo-se, como se sabe, da sua habitual arrogância. "Piará fininho" desta vez? A acompanhar.
A origem do Futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
sexta-feira, 1 de abril de 2016
O homem que nunca se deixa
Desde que a temporada começou, e já lá vão oito meses, Rui Vitória nunca se queixou publicamente sobre o que quer que fosse. Teve várias razões para isso, a começar desde logo pela promessa que Luís Filipe Vieira fez e acabou por não cumprir, quando em junho garantiu que o treinador dos encarnados iria ter as mesmas armas de que beneficiou o seu antecessor. Essas armas - leia-se reforços - nunca chegaram. Vieira será hoje o primeiro a reconhecer que Rui Vitória não teve, nem de longe nem de perto, um plantel ao nível das últimas temporadas. A verdade é que há momentos e circunstâncias difíceis de repetir. Não deve ser possível voltar a reunir futebolistas do 'primeiro mundo' como David Luiz, Di María, Ramires, Javi García e Aimar ou mesmo Witsel, Matic, Garay e Enzo Pérez. É verdade que ainda há jogadores de alto nível na Luz, mas já não é a mesma coisa.
Depois da grande vitória de Portugal sobre a Bélgica, conseguida muito à custa de uma primeira parte de alto nível, outro facto saltou à vista de todos: a Seleção entrou em campo com sete jogadores formados na escola do Sporting. Calculo que estas escolhas de Fernando Santos tenham feito bem ao ego dos sportinguistas, mas o selecionador, acredito, nem por um momento pensou nisso.
O que é o futebol?
O futebol é o jogo coletivo mais praticado em todo o mundo. O mais antigo vestígio do esporte é proveniente da China, por volta de 3000 a.C. Na Grécia Antiga e na Roma, era uma prática exclusivamente masculina.
Em 1904 foi dado o passo mais importante para o desenvolvimento do esporte: a criação da FIFA (Fédération Internationale de Football Association). A FIFA, entidade máxima do futebol, surgiu a partir da união das associações de futebol de vários países.
o desporto
Subscrever:
Mensagens (Atom)